Evento discute visita a museus em Sergipe

20 de maio de 2009

Por Victor Oliveira (texto e foto)

A frequência e a diversidade de público que visita museus é a questão debatida no seminário "Museus e Turismo", inserido na programação da 7º Semana Nacional de Museus. Promovido pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan (Demu/Iphan) e pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC), o encontro é aberto ao público e ocorre até este sábado, 23, na Biblioteca Pública Epiphanio Dória.

A proposta das discussões visa uma integração dessas instituições e, consequentemente, uma maior relação com a sociedade. De acordo com a professora Maria Verônica Menezes, licenciada em história e mestre em Memória Social, ainda não há a devida valorização dos 35 museus presentes no estado.

É necessária, afirma ela, uma parceria entre os museus, os serviços turísticos e a mídia para que o acesso aos espaços seja aberto a todos os públicos, tanto turistas quanto o próprio sergipano. "Temos muitas mazelas que precisam ser superadas para que haja, pelo menos, uma maior exploração desses espaços", explica a professora.

Isso porque, segundo Fabiana Maciel, museóloga e coordenadora do Memorial de Sergipe, há uma unidade no público que frenquenta museus, sendo que a predominância é de grupos de estudantes. "Não há a visitação de grupos variados nos museus. Não há o contato do turista com o espaço museológico", diz.

A solução para o caso estaria, conforme teoriza Verônica, na "definição da política dos museus, sem renunciar a ética e o projeto cultural das instituições museológicas".

Desconhecimento do público

Uma das razões apontadas para a escassez de público seria o desconhecimento, aliado à limitação financeira que as insituições possuem para manter a preservação e a divulgação dos elementos socioculturais da História Sergipana.

Em Sergipe, considerando-se a dimensão territorial, a quantidade de museus é considerável. Destacam-se, por exemplo, as cidades de Laranjeiras (Museu Afro-Brasileiro), São Cristóvão (Museu Histórico de Sergipe), Estância (Memorial de Estância) e, em Canindé do São Francisco, o Museu Arqueológico de Xingó (MAX), além de espaços mantidos na capital.

Leia Mais

Demanda de turistas para museus de SE é pequena
Cultura promove seminário durante 7ª Semana Nacional dos Museus
Guia de Museus Sergipanos

0 comentários: