Você já comeu tapioca hoje?

29 de maio de 2009

Por Victor Oliveira (texto e foto)

Produto de origem indígena, mas genuinamente nordestino, a tapioca vem aumentando seu espaço no cotidiano dos sergipanos. Só na Orla da Atalaia, a iguaria é uma das opções mais requisitadas por todos os públicos. Isso demonstra que a cultura da tapioca ainda reforça a permanência das tradições nordestinas.

Há algum tempo ela deixou de ser somente uma alternativa no café da manhã, para fazer parte de novas opções gastronômicas no cardápio de restaurantes conceituados, e do comércio livre do estado. A sua popularização permitiu que fosse consumida em diferentes horários e lugares, saindo do tradicionalismo e encontrando variações de tamanho, recheios e preços.

No quesito variedades, o Circuito da Tapioca na Orla de Atalaia é um ponto de referência. O espaço comporta uma considerável quantidade de barracas que vendem diferentes opções de tapioca, além de outros petiscos à parte. Além de turistas, que se fazem presentes em grande número, os sergipanos também fazem questão de apreciar a comida típica.

Ainda em Aracaju, a tapioca pode ser encontrada em barracões próximos ao Corredor das Flores, no Mercado Central Thales Ferraz, outro importante centro turístico. Vendedora há 20 anos, Eliana de Souza Andrade diz que gosta muito de fazer tapioca. "É uma receita fácil e muito gostosa", diz .

Ela comenta que apesar de as pessoas comprarem muita tapioca durante todo ano, o São João é um período em que se identifica um aumento nas vendas. Além de tapioca, no mesmo espaço ela comercializa beiju, pé-de-moleque, bolachas (também de tapioca), entre outros.

Foi-se o tempo da tapioca tradicional

Apesar de ainda ser muito consumida, a tapioca tradicional não é mais o único pedido dos “tapioqueiros” de plantão. A iguaria vem sendo aperfeiçoada com inúmeras opções de recheios, que vão dos doces aos salgados. Camarão, bacon, carne do sol, catupiry, entre outros, fazem parte das variações. Há ainda as versões que trazem leite condensado e frutas.

Além disso, a criação de novos pratos, tendo a tapioca como ingrediente principal, é um fator visto em inúmeros restaurantes do Brasil. O pudim e o sorvete de tapioca fazem parte dessa inovação.

Confira aqui uma fácil e deliciosa receita de Pudim de Tapioca

1 comentários:

Jeimy Remir disse...

Victor, parabéns pelo texto. Vc conseguiu abordar o tema de forma prazerosa. E eu adoro tapioca. kkkkkk!!!